segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Parlamento dos Jovens

Os alunos do 3º ciclo e do secundário receberam, hoje, a visita do senhor deputado, Dr. Carlos São Martinho. Durante toda a manhã, decorreu no auditório da nossa escola uma palestra/debate subordinado aos temas lançados pela Assembleia da República para cada um destes ciclos de ensino. Numa primeira parte, os deputados eleitos para o 3º ciclo puderam apresentar as sua propostas e medidas de "Combate ao Insucesso escolar", recebendo da voz de um representante da nação rasgados elogios ao trabalho desenvolvido. Na segunda parte, foi a vez de ouvir representantes das listas do secundário, eleitos democraticamente através do voto. Estes trataram com grande empenho a temática "Ensino público e privado:que desafios?", apresentaram respostas e receberam sugestões. No final, todos ganharam com a partilha de ideias, esperando agora muito sucesso aquando da sessão distrital. E assim se elevam os princípios de uma sociedade democrática, em que a cidadania fica mais enriquecida!



















domingo, 25 de janeiro de 2015

Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolar

Decorreu, na BE, a fase de escola do Concurso Nacional de Leitura. Os alunos do 3º ciclo e do secundário vieram dar provas de quão bons leitores eles são. Muito compenetrados, responderam aos questionários da obras literárias a concurso, dando o seu melhor para poderem alcançar a fase seguinte. Parabéns a todos por partilharem connosco o enorme prazer de ler!



quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Parlamento dos Jovens

Como tem sido hábito, a nossa escola está a participar ativamente no projeto “Parlamento dos Jovens”. Os alunos do terceiro ciclo aceitaram, com grande satisfação, o desafio dos seus professores e apresentaram as suas ideias. Este ano, a temática lançada para o terceiro ciclo intitula-se  “Combate ao insucesso escolar”, debatida exaustivamente e com grande afinco por todos os intervenientes. Da discussão, resultaram quatro listas, que apresentaram as medidas consideradas mais pertinentes para a resolução do problema. Depois de publicitadas as listas e respetivas propostas, houve lugar à eleição, muito concorrida, dos deputados à sessão escolar, que aconteceu hoje, no auditório da escola.
A sessão decorreu com uma participação extremamente ativa e interessada dos jovens deputados, que exerceram ao mais alto nível os direitos e deveres de um cidadão. As propostas foram apresentadas, discutidas e analisadas da até se chegar a um consenso. Também os candidatos foram eleitos democraticamente, seguindo em frente para a fase distrital os alunos André, Júlia, Rafael e Tiago. Parabéns a todos pelo exemplo que deram de como se deve exercer a cidadania!