quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Meu Pé de Laranja Lima

A Biblioteca da ESCM adquiriu, recentemente,um exemplar desta obra. Não deixem de ler a emocionante e comovente história do Zezé!
Meu Pé de Laranja Lima [1] ou O Meu Pé de Laranja Lima [2] é um romance juvenil, escrito por José Mauro de Vasconcelos e publicado em 1968. Foi traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países,[3] sendo adotado em escolas e, posteriormente, adaptado para o cinematelevisão e teatro.[3]

Enredo

Este livro retrata a história de um menino de cinco anos chamado Zezé , que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos , a sua mãe trabalhava numa fábrica , o pai estava desempregado , e como tal passavam por muitas dificuldades , pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos , por sua vez , Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo , Luiz.

Adaptações

Este livro foi adaptado pela primeira vez em 1970, quando um filme dirigido por Aurélio Teixeira foi lançado;[4] Três novelas baseadas na obra foram criadas: em 1970, exibida pela TV Tupi;[5] em 1980, exibida pela Rede Bandeirantes; e em 1998, de novo exibida pela Rede Bandeirantes.[6] Em 2003, Meu Pé de Laranja Lima foi publicado na Coreia do Sul, em forma dequadrinhos, numa edição com 224 páginas ilustradas. Em 2012, uma nova versão cinematográfica dirigida por Marcos Bernsteinfoi produzida e exibida durante o Festival do Rio;[7] a estreia foi em 19 de abril de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário