terça-feira, 3 de maio de 2011

Concurso Nacional de Leitura

Telma Vicente
Finalista do Concurso Nacional de Leitura
Decorreu na passada quarta-feira, dia 29 de Abril, a semi-final do Concurso Nacional de Leitura (CNL). A Biblioteca Municipal de Castelo Branco quase se tornava pequena para acolher os mais de 125 alunos (acompanhados por cerca de meia centena de professores), participantes apurados em todas as escolas do distrito.
Pelo quinto ano consecutivo, a nossa Escola disse «sim» a esta iniciativa que visa promover a leitura junto dos seus alunos. Desta vez, fez-se representar por seis alunas: três do 3º Ciclo - a Margarida Barbosa e a Paula Ribeiro, do 8º A e a Diana Taborda, do 9º B -, e três do Secundário - a Julie Pais, do 11º A, a Telma Vicente e a Vera Gomes, do 11º C/C1. E mais uma vez a nossa Escola está de Parabéns, porquanto a vencedora incontestável, a nível do Secundário, foi a Telma Vicente, do 11º C. Este ano, as obras a concurso eram Diário de Sofia e Companhia, de Mª. Luísa Ducla Soares, e O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne, para o 3º Ciclo, e O Perfume, de Patrick Suskind e Deixem Passar o Homem Invisível, de Rui Cardoso Martins, para o Secundário, respectivamente.
O concurso contemplou uma prova escrita - a primeira selecção da qual saíram seis candidatas - e uma prova oral que englobou dois momentos: o da leitura expressiva e uma exposição/argumentação em torno de uma das obras lidas. Foi aqui que a Telma Vicente brilhou: não só leu com a devida expressividade, dando vida ao texto lido, fazendo-o chegar, com a mesma emoção, a todo o auditório, como soube argumentar (com clareza, fluência e correcção) sobre a sua escolha. A Telma está, por isso, de Parabéns e, só lhe podemos renovar os nossos votos de Boa Sorte para a final, a ter lugar em Lisboa, já neste mês de Maio.
As restantes meninas estão, também, de parabéns, porque, apesar de nem todas poderem chegar à final, não deixaram de ter uma boa prestação e, como as mesmas reconheceram, «O mais importante é participar! E continuar a ler; ler muito!». E, no final, todas tinham estampada no rosto a satisfação pela colega vencedora.
Professora Olga Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário