quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O LIVRO DA QUINZENA


Brian Selznick, A Invenção de Hugo Cabret, Col. Mil e um Mundos, Lisboa, Gailivros, 2008.

            A Invenção de Hugo Cabret, do norte-americano Brian Selznick, é uma obra magnífica que, apesar de ser recomendada para crianças e jovens, não deixa nenhum adulto indiferente tal é a intensidade da história e o impacto das maravilhosas ilustrações de carvão. Ao manusearmos o livro não podemos deixar de pensar num filme antigo, daqueles a preto e branco, e tal não acontece por acaso. Efetivamente, o livro é uma homenagem aos primórdios do cinema. A história concretiza-se à volta de Georges Méliès e da sua Viagem à Lua (1902), o primeiro filme de ficção científica .
        O livro tem mais de 500 páginas mas o leitor não deseja que termine pois está repleto de ilustrações e de algumas fotos antigas e, por entre estas, distribuem-se pequenos e imprescindíveis textos que nos guiam na história visual que se desenvolve. É um livro que contém todos os ingredientes 
para atrair e prender a atenção dos leitores mais preguiçosos e dos mais exigentes. Tem suspense, amor, emoção, amizade e mistério.

Quem começa a folhear A Invenção de Hugo Cabret corre o risco de não sair da cadeira nas horas seguintes...

Sinopse
      Órfão, guardião dos relógios e ladrão, Hugo vive por entre as paredes de uma movimentada estação de comboios parisiense, onde a sua sobrevivência depende de segredos e do anonimato. Mas quando, repentinamente, o seu mundo se encaixa - tal como as rodas dentadas dos relógios que vigia - com o de uma excêntrica rapariga amante de livros e o de um velho amargo, dono de uma lojinha de brinquedos, a vida secreta de Hugo e o seu segredo mais precioso são colocados em risco. Um desenho misterioso, um bloco que vale ouro, uma chave roubada, um homem mecânico e uma mensagem escondida do falecido pai de Hugo formam a espinha dorsal deste intrincado, terno e arrebatador mistério.
                                                                 A não perder...





Sem comentários:

Enviar um comentário