domingo, 26 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Comemora-se, no dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direito de Autor, com o objetivo de promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. Dada a importância do evento, a Biblioteca Escolar da ESCM e o grupo de Português organizaram um conjunto de atividades que envolveram toda a comunidade escolar, sempre dedicada e criativa. Assim, ao longo da manhã, vários alunos do ensino secundário realizaram uma verdadeira maratona de leitura de poemas, entrando pelas salas de aula, a BE e demais espaços. Com a voz do coração, leram poemas de forma emotiva e deixaram sensibilizados todos os seus ouvintes.
A sala de Professores também foi palco de outro grande momento, protagonizado por um grupo de alunos do 12º ano, que leram poesia e cantaram a “Pedra Filosofal”, de António Gedeão. A guitarra e a doce voz da aluna Adriana convidaram todos os que assistiam a cantar em grupo.
De tarde, o momento foi de grande nobreza, pois o convidado era de elevado gabarito cultural. Para deleite de todos, a ESCM teve o prazer de receber o Professor Doutor Gabriel Magalhães, cuja obra é de elevado mérito e reconhecimento mundial. O Professor de Literatura e escritor mostrou, mais uma vez, que a magia das palavras lhe flui das mãos, ao cativar um auditório repleto de alunos e professores ávidos do seu discurso. Falou de livros, da leitura, da importância das palavras na sociedade da tecnologia e da sua própria inspiração. Deu conselhos aos jovens alunos, contou experiências e fez referência ao seu último livro, Como sobreviver a Portugal, continuando a ser Português.
Foi, sem dúvida, um maravilhoso momento de reflexão em que as palavras do nosso orador serviram de alimento intelectual. No final, ficou a certeza de que deixou em cada um uma expressão, uma frase, um lema. A BE deixa três grandes mensagens deste enorme orador:
"Um livro diz-nos que não estamos condenados à crueldade, a ser infelizes.”
"A palavra é o anel que nos compromete."
"É preciso ser capaz de nascer de novo."
























Sem comentários:

Enviar um comentário