domingo, 15 de abril de 2018

A presença portuguesa na I Guerra Mundial

Em 1918, Portugal, jovem república, entrou na I Guerra Mundial. Combateu ao lado de franceses e ingleses, tendo sido enviado para a Flandres um exército inexperiente e mal equipado, que ficaria conhecido como Corpo Expedicionário Português - C.E.P.
Para estes homens destemidos, o principal inimigo foi sempre a vida nas trincheiras, com todos os horrores que isso acarretava. Mas foi o combate com os alemães, no vale da ribeira de La Lys, a 9 de abril de 1918, que viria a tornar célebre a sua determinação e coragem.
Este episódio mal conhecido por muitos portugueses e pouco reconhecido pela História da I Guerra Mundial, merece ser lembrado, principalmente porque muitos foram os soldados desconhecidos que nele perderam a vida. 
Na obra “A Covilhã e a I Grande Guerra”, José Fonseca e António Assunção, recordam “todos os militares do concelho da Covilhã que combateram na Flandres, em Angola e em Moçambique, entre 1914 e 1918, particularmente aos que aí tombaram, vítimas de uma guerra incompreensível e fratricida.”

Sem comentários:

Enviar um comentário