sexta-feira, 18 de março de 2016

18-03-1978 Incêndio da Faculdade de Ciências de Lisboa





Para a comunidade FCUL o dia 18 de Março é uma data histórica. Em 1978 neste dia ocorreu o incêndio do edifício da Faculdade de Ciências na Rua da Escola Politécnica.
Segundo a revista “Fogo e Técnica”, de Setembro de 1978, o alarme do incêndio foi dado ao início da madrugada de dia 18 de Março, pelas 01h12, e extinto por volta das 05h30. Não foi o primeiro a deflagrar no local, antes do fogo de 1978 haviam ocorrido no local outros dois, em Outubro de 1966 e Dezembro de 1975, mas nenhum deles com as dimensões do de Março de 1978. Na época, o Batalhão de Sapadores dos Bombeiros considerou aquele incêndio como um dos maiores deflagrados na cidade de Lisboa, não só pela extensão da área ardida, mas, sobretudo, pelos bens destruídos pelas chamas. Apesar dos danos materiais, o Batalhão de Sapadores dos Bombeiros e os Bombeiros Voluntários que estiveram no combate conseguiram salvar totalmente o bloco dos principais laboratórios e do Observatório, bem como metade da ala sul da Faculdade.
Presentemente o edifício da Escola Politécnica acolhe importantes e raras instalações museológicas da Universidade de Lisboa, nomeadamente, o Museu de Ciência e o Museu Nacional de História Natural, com os seus museus Mineralógico e Geológico, Zoológico e Antropológico – Museu Bocage e o Laboratório e Jardim Botânico. A FCUL encontr-se sediada nas actuais instalações do Campo Grande desde 1985.

Sem comentários:

Enviar um comentário