terça-feira, 8 de maio de 2018

Revolução Estudantil de Maio de 68

Sabia que…?
Passam este mês 50 anos sobre a data da Revolução Estudantil de Maio de 68?
O que foi e onde começou?
Foi uma revolução estudantil que teve início em maio de 1968, em Nanterre, cidade próxima de Paris, com uma série de protestos de estudantes universitários que pediam reformas no setor da Educação. A revolta rapidamente alastrou a outras universidades francesas e no dia 2 de maio, depois de a administração decidir fechar a universidade e ameaçar expulsar vários estudantes acusados de liderar o movimento contra a instituição, a reação dos alunos alastrou à maior universidade Francesa, a Sorbonne, em Paris.
Depois de inúmeras manifestações em que os alunos protestaram contra a invasão da universidade pela polícia e em que centenas de alunos foram feridos e detidos, o movimento cresceu tanto que evoluiu para uma greve geral de alunos com o apoio de professores, do Partido Comunista Francês e também de trabalhadores: “Os universitários uniram-se aos operários e promoveram a maior greve geral da Europa, com a participação de cerca de 9 milhões de pessoas” a desfilar nas ruas.
Esta greve enfraqueceu politicamente o governo de França de então, presidido pelo General Charles De Gaulle, que renunciou um ano depois ao exercício do seu cargo.

Mais informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário