23 abr. - 28 maio '16 | Sala de Referência | Entrada livre
![Shakespeare. Desenho de Nogueira da Silva, ca 1850-1860. BNP E. 525 V. [http://purl.pt/4942]](http://www.bnportugal.pt/images/stories/agenda/2016/shakespeare.jpg)
William Shakespeare foi um autor (poeta e dramaturgo) e ator inglês que nasceu em 1564 e morreu em 1616 (ambos os momentos a 23 de abril) (2). A sua obra é vasta. Aceita-se, comummente, que compôs 38 peças de teatro (tragédias e comédias baseadas em factos e personagens históricas), 154 sonetos, 2 longos poemas narrativos e diversos pequenos poemas. Em todos os seus escritos perpassa o tratamento do homem como escravo das suas paixões, nos diversos contextos políticos e culturais, transformando-se, contudo, ao mesmo tempo, em poeta do amor.
Foi o romantismo que o redescobriu, sobretudo o alemão. Em Portugal começou a ser apreciado em italiano através das representações das óperas de Bellini - [I Capuleti e i Montecchi = Os Capuletos e os Montequios = Romeu e Julieta], levada a cena em 1835, em Lisboa e no Porto, - e de Verdi - Macbeth, representada no S. Carlos, em 1849 -, em cujos programas se publicava o texto em italiano e em português (3).
O rei português, D. Luís, em 1877, começou a publicar uma série de traduções (4) das obras de W. Shakespeare, tornando-o acessível a quem não dominava o inglês ou o francês – língua em que foi abundantemente lido em Portugal, durante o século XIX. Essas traduções foram importantes para a difusão da sua obra, tanto em Portugal como no Brasil.
Revisitemos, na tradução do rei D. Luís, uma adaptação em prosa do poema declamado por Hamlet: «Ser ou não ser, eis o problema. Uma alma valorosa, deve ela suportar os golpes pungentes da fortuna adversa, ou armar-se contra um dilúvio de dores, ou pôr-lhes fim combatendo-as? Morrer, dormir, mais nada, e dizer que por esse sonho pomos termo aos sofrimentos do coração e às mil dores legadas pela natureza à nossa carne mortal; e será esse o resultado que mais devamos ambicionar? Morrer, dormir, dormir, sonhar talvez; terrível perplexidade.»
João José Alves Dias
CEH; CHAM/UNL
(1) No original «To be, or not to be, that is the question...» (III Ato, 1.ª Cena).
(2) Na verdade os 400 anos da morte de Shakespeare só ocorrem a 3 de maio porque a Inglaterra só adotou a reforma do Calendário, proposta pelo Papa Gregoriano, em 1752.
(3) A ópera representada em Lisboa, no Teatro S. Carlos, em 1798, Giulietta e Romeo, do compositor Nicola Antonio Zingarelli, sobre libreto de Giuseppe Maria Foppa (estreada em Milão, em 1796), tem por base a novela quinhentista de Luigi da Porto, fonte comum de inspiração do tema também a W. Shakespeare.
(4) Com a colaboração do Conselheiro António José Viale, professor dele e dos filhos (D. Carlos e D. Afonso) escolhido por D. Fernando.
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