segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pares Românticos


Penélope é outra dessas heroínas míticas, cuja beleza resulta mais do carácter e da conduta, do que da beleza física. Era filha de Icário, um príncipe espartano. Ulisses, Rei de Ítaca, apaixonou-se por ela, pediu-a em casamento e, entre todos os competidores, obteve a permissão do pai para a desposar.
Chegado o momento em que a jovem esposa deveria deixar a casa paterna, Icário, não tolerando a ideia de separar-se da filha, tentou persuadi-la a permanecer ao seu lado e não acompanhar o marido a Ítaca. Ulisses deixou a Penélope o critério da escolha e ela, em vez de responder, baixou o véu sobre o rosto. Icário não insistiu, mas, quando ela partiu, levantou uma estátua ao Pudor no lugar onde se haviam separado.
Ulisses e Penélope não haviam gozado a sua união por mais de um ano, quando tiveram de interrompê-la, em virtude dos acontecimentos que levaram Ulisses à Guerra de Tróia. Como esta guerra se prolongou por muitos anos, e não havia notícias sobre o seu desfecho, nem sobre o destino dos homens nela envolvidos, e perante a incerteza da sobrevivência de Ulisses e o seu improvável regresso, Penélope foi importunada por inúmeros pretendentes. Estes queriam que a rainha escolhesse de entre os nobres mais distintos, um que pudesse ocupar o lugar de Ulisses, dando a Ítaca um novo rei.
Apesar de todas as evasivas de Penélope, os pretendentes não desistiam e ela não conseguia livrar-se do cerco que eles lhe moviam, apesar disso, ia lançando mão de todos os artifícios para ganhar tempo, ainda esperançosa no regresso de Ulisses.
 Um desses artifícios foi o de alegar que estava empenhada em tecer uma tela para o dossel funerário de Laertes, pai de seu marido, comprometendo-se a escolher um dos pretendentes, quando a obra estivesse pronta. Durante o dia, trabalhava nela, mas, à noite, desfazia o trabalho feito. É a famosa tela de Penélope, que passou a ser uma expressão proverbial, para designar qualquer coisa que está sempre sendo feita, mas que não se acaba de fazer.
O resto da história está contado nas narrativas das aventuras de seu marido. Mas, para os mais distraídos, diga-se que Ulisses acabará por regressa à sua pátria, enfrentará os falsos pretendentes, que lhe queriam ocupar o trono e roubar a rainha, ficando com ela a governar em paz e prosperidade por muitos e longos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário