terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pares Românticos


E Tudo o Vento Levou…
É considerado um clássico da história do cinema. O filme abrange o período da Guerra Civil Americana, com toda a glória e tragédia da época, realçando a vida de uma mulher e de um homem, que pertencentes a mundos diferentes, as contingências da mesma acabam por colocar frente a frente. Entre eles vai crescendo uma relação de amor/ódio que não só arruinará as suas vidas, como também deixará marcas em todos aqueles que os rodeiam.
Scarlett O’ Hara, uma lindíssima mulher, rica e sedutora, provoca paixões em todos os homens da sua cidade. Ela é uma proprietária sulista, que vive protegida de tudo e por todos.
A sua grande paixão Ashley Wilkes acaba por casar com a sua melhor amiga, o que a deixa destroçada. Procura então compensar esse desgosto com um casamento feito à pressa, sem amor e numa altura particularmente difícil, quando começa a guerra, que opõe os estados do Norte (mais progressista e democratas) contra os estados do Sul (mais conservadores e esclavagistas).
Os estragos da guerra provocam o descambar do mundo em que Scarlett foi criada, e assiste impotente à morte dos seus e à degradação da sua querida propriedade  -Tara.
Neste ambiente irá conhecer Rhett Butler, cuja figura e fortuna, não a deixarão indiferente. Estabelece-se entre eles um clima de paixão/ódio que se manterá durante muito tempo.
Tendo muito em comum, têm também muito de diferente e é nesse ambiente, que a vida dos dois balança: ora em situações de extrema felicidade (como o nascimento do filho), ora em situações de enorme tensão (a partida de Rhett).
O ambiente, a beleza dos protagonistas, a música e tudo o mais fizeram deste par, um dos casos mais emblemáticos da história do cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário